Dicas para a elaboração de uma resenha literária

Olá “personas”, como estão? Espero que bem!
Então, hoje é sábado, dia de relaxar para alguns e dia normal de trabalho para outros; entretanto, é o dia da semana mais gostoso que há porque a certeza de um domingo de descanso é praticamente certo. Pois bem, independente de você estar no trabalho ou não, o que importa mesmo é manter-se “antenado” com tudo o que anda acontecendo, para isso nada melhor do que ler e se informar. Enfim, indo direto ao tema do post de hoje, que você não perde por ler, que tal uma dica de como elaborar uma resenha?
Pois é, por fazer parte de uma rede social para leitores, o Skoob, e ter uma vida virtual_ coisa que hoje dia mais da metade das pessoas têm_, é imprescindível que eu saiba me comunicar por intermédias das palavras, certo?
Pensando nisso e focando, especialmente, nos inúmeros blogs e sites destinados a levar aos leitores o que existe de melhor no universo literário, é fundamental que, ao se ler um livro e indica-lo ou até mesmo não indica-lo, a pessoa (blogueiro, jornalista, crítico literário, afins) saiba, ao menos, fazer uma boa resenha, mas você sabe o que é resenha e como elaborar uma de modo que quem a ler consiga entender sobre o que você está se referindo?
Ok. Se você já sabe como elaborar uma resenha leia o texto e, de repente, use as informações aqui presentes para aprimorar ainda mais o seu texto; agora, se você não sabe como elaborar uma resenha e, assim como eu, tem um blog e posta “resenhas”, que tal aprender a elaborar uma dentro dos padrões textuais?


O QUE É RESENHA?

Resenha é um tipo de discurso descritivo que procura enumerar as partes de um “objeto” de modo sucinto, porém não se esquecendo de detalhar o que lhe for pertinente, além, é claro, de se fazer a descrição das particularidades que envolvam o objeto resenhado, lembrando que é possível fazer a resenha de qualquer tipo de acontecimento, seja ele real ou não. Assim, um evento literário (lançamento de um livro) ou livros (romance, peça de teatro, poemas, filmes) podem se tornar objeto de resenha.
A resenha, conforme já exposto, deve ser simples e sucinta, uma vez que é possível fazer inúmeras observações acerca do objeto resenhado, no entanto, ela precisa trazer todos os aspectos principais do objeto resenhado. No caso de um livro, informações como título da obra, autor e editora devem ser acrescentados à resenha já que não há sentido mencionar uma obra literária sem colocar as informações básicas da mesma; afinal, o leitor não é obrigado a conhecer todos os livros que existem uma vez que são muitos!
A resenha pode ser de caráter puramente descritivo, ou seja, sem nenhum juízo de valor, ou crítica, trazer a apreciação e o juízo crítico de quem a escreveu.
Dessa maneira, de acordo com PLATÃO e FIORIN (2006):

“A resenha descritiva consta de:
a)      Uma parte descritiva em que são informados sobre o texto:
· nome do autor (ou dos autores);
· título completo e exato da obra (ou do artigo);
· nome da editora e, se for o caso, da coleção de que faz parte a obra;
· lugar e data de publicação
· número de volumes e páginas.
b)   Uma parte com o resumo do conteúdo da obra:
· indicação sucinta do assunto global da obra (assunto tratado) e do ponto de vista adotado pelo autor (perspectiva teórica, gênero, método, tom, etc.);
· resumo que apresenta os pontos essenciais do texto e seu plano geral.

Na resenha crítica, além dos elementos já mencionados, entram também comentários e julgamentos do resenhador sobre as ideias do autor, o valor da obra, etc.”

Fonte: FIORIN, José Luz; SAVIOLE, Francisco Platão. Para ler e Entender o Texto. São Paulo: Ática, 2006, p. 426, 427.


Viram? Não é tão complicado elaborar uma resenha, basta somente se ater a alguns detalhes que o restante flui naturalmente.
Então é isso pessoal, espero que tenham gostado da dica e perdoem se o texto ficou um pouco extenso, mas não achei outra maneira de explicar o que é resenha se não fosse desse modo; afinal, para quem lida com livros_ atenção blogueiros e donos de web sites literários_ é fundamental saber escrever uma resenha já que a impressão que você passar sobre uma obra literária poderá determinar se um leitor irá lê-la ou não. Fiquem ligados!!!!

Comentários

  1. Ai, que legal!
    É bom esse tipo de postagem. Faz a gente lembrar como se escreve uma resenha direitinho.
    Sofri quando cheguei na faculdade por esse negócio de resenha, mas depois de um tempo, fui levando bem de verdade. Hoje em dia é o que sei fazer de melhor. hehehehe

    Adorei seu espaço, viu?!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, que bom que você gostou da postagem. Decidi escrever sobre o tema após visitar inúmeros blogs e perceber que alguns blogueiros tinham dificuldade em escrever resenhas.
      Beijocas!

      Excluir
  2. Muito legal a sua postagem sobre resenha. Algumas pessoas ainda confundem resenha com mera opinião do leitor em questão.

    Abç ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Li & Recomendo: O senhor das moscas

Sobrevivendo ao desemprego

Novas TAGs