Cine & Pipoca Especial Parte II: filmes com professores

Olá pessoal, após alguns dias de ausência estou de volta para dar continuidade ao post sobre filmes com professores.
Pois bem, acho muito legal quando Hollywood de vez em quando envereda pelo universo da educação e traz algum filme em que o personagem central é um professor, afinal sei como esse profissional se desempenha para oferecer uma boa educação, ainda que o setor esteja em baixa em nosso país e ainda que os próprios alunos não valorizem esse profissional do ensino.

Enfim, como o foco aqui não é discutir as condições de trabalho dos professores nem o comportamento dos alunos em sala de aula, muito menos a intervenção do Estado na educação, a seguir, mais alguns filmes bacanas para serem assistidos. Espero que gostem!


Informações Técnicas

Título no Brasil:  Mentes Perigosas
Título Original:  Dangerous Minds
País de Origem:  EUA
Gênero:  Drama
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 99 minutos
Ano de Lançamento:  1995
Direção: Jonh N. Smith  




Sinopse: Uma oficial da marinha (Michele Pfeiffer) deixa a carreira militar para realizar o sonho de se tornar professora de inglês, porém passar a enfrentar dificuldades para lidar com os alunos rebeldes da primeira escola em que consegue emprego como professora.





Esse, de longe, é o melhor filme que já assisti do gênero. História concisa, coerente e atuações marcantes, sem contar a música (Gangst's Paradise do rapper Coolio), tema do filme que simplesmente bombou e até hoje faz a pessoa que a escuta vibrar com sua batida forte e pulsante. Ótimo.



Informações Técnicas  

Título no Brasil:  Esporte Sangrento
Título Original:  Only the Strong
País de Origem:  EUA
Gênero: 
 Ação
Tempo de Duração: 95
 minutos
Ano de Lançamento:  1993
Site Oficial: 
 
Direção: Sheldon Lettich 
 



Sinopse: Um ex- boina Verde (Mark Dacascos) decide voltar para a velha escola de artes marciais, tendo com missão ensinar um grupo de adolescentes rebeldes tudo sobre Capoeira. Através das aulas, o professor ensina disciplina aos jovens rebeldes e delinquentes que acabam, por conseguinte, aumentando suas autoestimas, esperanças e noção de poder.
Com as técnicas de Capoeira recém-descobertas, os jovens decidem enfrentar a gangue local da escola, todavia precisam enfrentar o líder o grupo, um traficante e experiente mestre de Capoeira. Agora o professor de Capoeira precisa lutar para salvar a de seus alunos e a sua própria num combate decisivo.

Trailer não legendado


Esse filme é muito bacana e embora o professor da vez seja um experiente capoeirista  o filme não deve ser desmerecido uma vez que o esporte também pode transformar a vida das pessoas, além de disciplinar e ensinar valores que nem sempre é possível aprender na sala de aula, como disciplina, por exemplo.


Informações Técnicas

Título no Brasil:  Prova de Fogo - Uma História de Vida
Título Original:  Akeelah and the Bee
País de Origem:  EUA
Gênero: 
 Drama
Tempo de Duração: 112
 minutos
Ano de Lançamento:  2006
Direção: Doug Atchion
 

Akeelah é uma garota de onze anos com incrível habilidade com as palavras. Impressionado com a habilidade da jovem e vendo nela a possibilidade de ascensão para a escola local, o diretor da escola de Akeelah decide incentivar a jovem a se inscrever para o concurso regional de soletração, para tanto solicita a ajuda do renomado catedrático, Dr. Larabee (Laurenca Fishburne).
Enfrentado a oposição de sua mãe, o ciúme de sua melhor amiga, as diferenças sociais e as dificuldades de relacionamento com seu instrutor, Dr. Larabee, a jovem Akeelah vai passando por todas as etapas do concurso até ser classificada para a grande prova de fogo de sua vida: o campeonato nacional de soletração.

Trailer não legendado

O filme é muito legal e de uma sensibilidade ímpar. O tempo todo você fica torcendo pela Akeelah. A impressão que dá é que após assistir ao filme você sente vontade de sair por aí soletrando todo tipo de palavra que existe. Recomendadíssimo.


Enfim pessoal, acho que é isso, os filmes mostrados neste e no post anterior são apenas alguns dos vários filmes que já fizerem envolvendo professores. Eu mesma já assisti outros, mas achei pertinente, por hora, indicar alguns. De repente, num post futuro, eu não volte a indicar outros bons filmes com os velhos mestres de sempre. 
Beijocas e fiquem ligados no blog.

Comentários

  1. Essa coluna de filmes é ótima, espero que você continue com ela :)
    Tem promoção e post novo
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sarah, fico feliz por você ter curtido esse post. Os filmes que indiquei são muito bacanas. Alguns são melhores do que outros, mas no geral vale a pena assistir todos eles.
      Beijocas :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Li & Recomendo: O senhor das moscas

Li & Recomendo: Deixados para trás

Novas TAGs