Cine & Pipoca Especial: Edward - Mãos de Tesoura

Olá galera, no post de hoje gostaria de escrever sobre um filme que, tenho quase certeza, a maioria das pessoas já assistiu e gostou bastante: Edward -  Mãos de Tesoura.
Na verdade resolvi postar algo sobre o filme porque hoje me bateu uma nostalgia, por isso fiquei navegando no YouTube até achar um vídeo com a música-tema desse grande sucesso do cinema, estrelado por ninguém mais ninguém menos que Johnny Depp e, claro, Winona Ride.
Bom, para quem, por um acaso, não conhece a história, não tem problema, pois a seguir apresento a sinopse e o poster do filme, no caso de alguém querer alugar, baixar na net ou, quem sabe, comprar. Enfim, esse filme é tudo de bom e toda vez que eu o assisto, o que faz um bom tempo que não ocorre, não consigo conter as lágrimas; afinal, numa análise mais profunda da história, é possível observarmos o quanto tudo que é diferente nem sempre é tolerado pelas pessoas, muito embora o diferente às vezes seja bom, como é o caso de Edward, uma ser sensível, inocente e bondoso que, infelizmente, foi hostilizado por não se enquadrar no padrão considerado normal pela sociedade. É minha gente, bullying é coisa bem antiga mesmo!

    

Título Nacional: Edward  - mãos de tesoura
Título Original: Edward Scissorhands
Gênero: Drama, Romance
Origem/Ano: EUA/1990
Duração: 107 min
Direção: Tim Burton

Sinopse:  Edward é um humanoide que tem tesouras afiadas no lugar das mãos. Ele vivia em uma mansão decadente com seu criador que, numa noite de natal, morre no momento em que iria presentear sua criatura com mãos sintéticas; assim, Edward, por muito tempo, se vê sozinho na antiga casa até uma vendedora de cosméticos, Peg Boggs, resolver ir até a mansão e, comovida com a situação de Edward, levá-lo para viver com sua família. É num ambiente totalmente diferente ao que estava acostumado que Edward conhece o amor ao se apaixonar pela filha da vendedora de cosméticos, a doce Kim Boggs.


Principais prêmios e indicações

Oscar 1991 (EUA)
  • Recebeu uma indicação, categoria de melhor maquiagem
Globo de Ouro1991 (EUA)
  • Recebeu uma indicação, na categoria de melhor ator - comédia/musical (Johnny Depp).
Prêmio Saturno1991 (EUA)
  • Venceu na categoria de melhor filme de fantasia.
  • Indicado na categoria de melhor atriz (Winona Ryder), melhor ator coadjuvante (Alan Arkin), melhor atriz coadjuvante (Dianne Wiest), melhor figurino e melhor música.
BAFTA 1992 (Reino Unido)
  • Venceu na categoria de melhor produção de arte.
  • Indicado nas categorias de melhor figurino, melhor maquiagem e melhores efeitos especiais.
Premios Sant Jordi 1992 (Espanha)
  • Venceu nas categorias de melhor atriz estrangeira (Winona Ryder) e melhor filme estrangeiro.

Curiosidades sobre o filme

  • Este é o primeiro de oito filmes em que o ator Johnny Depp e o diretor Tim Burton trabalham juntos; os demais foram Ed Wood (1994), A lenda do cavaleiro sem cabeça (1999), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), A Noiva-Cadáver (2005), Sweeney Todd: O barbeiro demoníaco da Rua Fleet (2007), Alice no país das maravilhas (2010) e Dark Shadows com estreia prevista para 2012. Na vida real, Burton e Depp são grandes amigos.
  • Foi um dos primeiros papéis no cinema de Johnny Depp, que já demonstra sua preferência por personagens estranhos e desajustados.
  • Este foi o último filme de Vincent Price, que morreu três anos depois; curiosamente, o seu personagem morre na sua última cena.
  • Tom Cruise e Robert Downe Jr. foram considerados para o papel-título. Michael Jackson também demonstrou sério interesse no papel.
  • O cantor e falecido Michael Jackson, comprou as famosas mãos de tesoura, usadas por Depp no filme, mais tarde elas foram postas a venda para um leilão beneficente realizado por Jackson.
  • O primeiro papel cinematográfico de Johnny Depp foi no filme A hora do pesadelo. Seu personagem morre retalhado pelas luvas com lâminas de Freddy Krueger, muito semelhantes às mãos-de-tesoura de Edward.
  • Tim Burton nomeou Edward devido à semelhança com o nome Ed Wood, cineasta cuja biografia ele filmaria em 1994, com Depp no papel principal.
  • O filme é uma fábula moderna, inspirada em antigas histórias de terror, como Frankenstein, A bela e a fera e O fantasma da ópera, onde os personagens como Edward são bondosos e ingênuos, mas a incompreensão e o preconceito os levam à reclusão e a comportamentos antissociais, que acabam por reforçar a impressão inicial que sua aparência causa.
  • As mãos de tesoura utilizadas por Depp no filme foram a leilão no dia 24 de junho de 2009 e foram arrematadas por US$ 16 mil, os organizadores do leilão esperavam arrecadar apenas US$ 5 mil pelo artefato.
  • Nick Cartes dos Backstreet Boys aparece no filme, a cena é quando um menino (ele) estava esbarrando em uma piscina cheia de água quando Edward, Johnny Depp, estava andando de carro com uma mulher.
  • Ao longo do filme, as cicatrizes no rosto de Edward continuam mudando de tamanho e profundidade.
  • O primeiro esboço do filme foi escrito como um musical.
  • As esculturas gigantes que Edward cria no filme foram feitas com um corpo de metal e fios. Em seguida, foram colocadas folhas de plástico. Muitas das esculturas são significativamente mais altas do que os arbustos originais.
  • A maquiagem de Johnny Depp levava 1h45min para ficar pronta.
  • O filme foi gravado nos arredores de Tampa, Flórida. Todas as casas do bairro foram pintadas. Durante as filmagens, os moradores ficaram hospedados em um motel local.
  • Johnny Depp diz apenas 169 palavras durante todo o filme.
Fonte: Wikipédia

Trailer Legendado

 Música - tema: The Ace Dance (Instrumental)


 Papel de parede do filme

Comentários

  1. Parabéns pela dica Lucy! Já assisti Edward Mãos de Tesoura por várias vezes e curti muito! Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Li & Recomendo: O senhor das moscas

Li & Recomendo: Deixados para trás

Novas TAGs