Retro 10

O Natal já passou, Roberto Carlos tocou seus hits na praia de Copacabana para 400 mil pessoas_ com certeza ele achou que superaria os Rolling Stones que tocaram no mesmo lugar para 1 milhão de pessoas em dois mil e bolinha (sorry se não me lembro o ano) _, a Rede Globo e as outras emissoras televisivas exibiram seus costumeiros programas para o Natal e ainda preparam o “seu melhor” para a virada do ano, mas o que é destaque mesmo são os dez anos desse segundo milênio após a vinda de Cristo, bom, na verdade, diz-se segundo milênio porque nosso calendário é baseado na contagem de tempo intitulada de Anno Domini, assim, pelo menos no que concerne o cristianismo, no entanto, não faz, tecnicamente, dez anos que estamos no novo milênio, pois segundo a contagem em questão não existe ano zero, portanto a contagem teria sido iniciada no ano um. Enfim, deixemos os cálculos matemáticos de lado e as discussões teológicas para quem entende mais do assunto e entremos na lógica de que 2010 encerra esses primeiros dez anos do segundo milênio para falarmos um pouco dos principais acontecimentos que marcaram esses anos. Sim meus caros, eis aqui uma singela Retrospectiva dez anos ou simplesmente Retro 10 onde destacarei, se é que é possível, o que de “mais significativo” marcou o Brasil e o mundo, então, embarque na máquina do tempo e vamos iniciar nossa contagem progressiva. Ah, antes que me esqueça, destacarei um acontecimento impactante que marcou o mundo e, por conseguinte, um acontecimento marcante que marcou o Brasil, afinal, ocorreram tantas coisas nos últimos anos que se fosse detalhar cada situação ocorrida este post seria muito mais cumprido, mas , no caso de alguém querer dar uma conferida mais detalhada, eis o link que me serviu de inspiração: http://ultimosegundo.ig.com.br/retrospectiva2000a2010/veja+os+principais+fatos+de+2000+a+2009/n1237889042280.html

2000

Mundo - PlayStation 2 – lançado no lugar do console de 1994, foi o recordista de vendas da história.

Brasil - a corrupção no governo de São Paulo torna-se escancarada quando Nicéa Pitta denúncia o ex-marido, o então prefeito Celso Pitta, de promover uma série de situações que envolviam, por exemplo, pagamento de propina a vereadores para por fim a CPI que investigava. Ah sim, quem é que não se lembra da famosa frase que o Maluf faz questão de esquecer: “Se o Pitta não for um bom prefeito nunca mais vote em mim”, bom, pelo menos ele teve sorte de a maior parte do povo brasileiro ter memória curta para não mencionar outra coisa.

2001

Mundo - Estados Unidos em Pânico: O famoso 11 de setembro que chocou o mundo que, boquiaberto, assistiu ao vivo pela televisão os ataques de terroristas da Al-Qaeda cujo balanço oficial foi: dois aviões lançados contra as famosas Torres Gêmeas (World Trade Center), outro avião lançado contra o Pentágono e um quarto avião derrubado por heróicos passageiros que, literalmente, deram a vida pela nação, totalizando, desse modo, um saldo de 3 mil mortos.

Brasil – A crise no setor energético ou simplesmente Apagão: não precisa escrever muito sobre esse momento porque quem não se lembra de ter ficado no escuro por horas e dias?

2002

Mundo - Humano ou não eis a questão: Toumai foi a designação dada a uma nova espécie de hominídeo encontrado no Chade, na África Central. Os cientistas não sabem até hoje se essa espécie é um ancestral em comum entre homens e chimpanzés ou se está interligado aos homens e aos chimpanzés sem que seja, necessariamente, ancestral de ambos.

Brasil – Florescimento do cinema nacional: Cidade de Deus, do cineasta Fernando Meirelles, recebe quatro indicações ao Oscar, mas não levou nenhuma das estatuetas.

2003

Mundo – Guerra ao terrorismo: Tem início a carnificina no Iraque que, embora ninguém queira admitir, foi uma espécie de resposta dos Estados Unidos aos ataques de 11 de setembro. Algo semelhante aconteceu quando os japoneses atacaram a baía de Pearl Harbor e sentiram a ira do Tio San em suas cidades, Hiroshima e Nagasaki, mas isso os americanos nunca lembram.

Brasil – O início da glória “tupiniquim”: Luis Inácio Lula da Silva assume a presidência do Brasil, o que seria o início de muitas conquistas para a nação brasileira e de muitos outros escândalos também.

2004

Mundo – O Planeta vermelho: Cientistas descobrem água em Marte, o que reacende as discussões sobre o fato de ter havido vida no planeta em questão.

Brasil - Olimpíadas: O Brasil teve seu melhor desempenho em anos ficando em 18º no quadro de medalhas. Na maratona o Vanderlei Cordeiro de Lima ficou em terceiro lugar porque um padre irlandês e muito idiota de nome Cornelius Horan, decidiu atrapalhar a glória do atleta ao segurá-lo quando o mesmo estava na frente dos demais competidores. O padre lunático tentou se desculpar por ter destruído um sonho, mas ninguém engoliu o que ele fez.

2005

Mundo – A morte do Pontífice: João Paulo 2º, polonês que assumiu o Vaticano por quase 27 anos, morre aos 84 anos de idade. O alemão Joseph Ratzinger, mais conhecido como Papa Bento 16, assume o posto de pontífice.

Brasil – Impunidade no Pará: A Missionária Dorothy Stag é assassinada aos 73 anos, tudo porque ela lutava pelo assentamento de terras públicas, o que desagradou fazendeiros e madeireiros.

2006

Mundo – O nascimento do Twitter: inicialmente o pequeno blog fora criado para adaptar-se ao formato SMS, porém no ano de 2006 acabou caindo nas graças dos internautas e transformou-se numa poderosa ferramenta de comunicação e proliferação de informação.

Brasil – Terror em São Paulo – O primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa dominante nas cadeias paulistas, organizou vários ataques no Estado e o saldo final dessa onda de terror que tomou conta da metrópole brasileira durante uma semana foi: 82 veículos incendiados bem como bancos e postos policiais depredados, sem contas as rebeliões simultâneas em 82 cadeias do estado, o deserto em que se transformou a maior cidade brasileira, pois a população aterrorizada evitou sair às ruas. Em relação ao número de mortos, oficialmente foram registrados 123 óbitos, porém algumas ONGs estimam que o número real de mortes tenha chegado a 500.

2007

Mundo – iPhone chega ao mercado – aparelho telefônico de diversas funções foi lançado no final de 2007 e além de ser um grande campeão de vendas até hoje, também é referência em telefonia móvel.

Brasil – Cratera de 80 metros de diâmetro na linha Amarela do Metrô: durante as obras de expansão do Metrô, houve o desabamento na estação Pinheiros e o salto final do acidente foi: 7 mortos e 230 desabrigados.

2008

Mundo – Eleito o primeiro presidente negro dos Estados Unidos: Barack Obama, ao derrotar nas urnas o republicano John McCain, torna-se presidente dos EUA e tem como um dos grandes desafios de governo, fazer com que seu país saia da pior crise econômica dos últimos 80 anos, além, é claro, de por fim ao terror no Iraque iniciada em 2003 pelo então presidente George W. Bush.

Brasil – Caso Isabella Nardoni: menina de 5 anos foi brutalmente jogada pela janela do prédio em que residia seu pai, sua madrasta e seu irmão. O crime comove o país e a polícia afirma que a menina teria sido esganada pela madrasta e jogada pela janela pelo próprio pai.

2009

Mundo – Água na superfície lunar: cientistas da Nasa encontraram moléculas de água em regiões ensolaradas da lua.

Brasil – O castelo da vergonha: O deputado Edmar Moreia foi acusado de omitir em Imposto de Renda um castelo do no valor de 25 milhões de reais que teria sido construído com verba pública.

2010

Mundo – A terra treme: um terremoto de 7 pontos de magnitude atingiu o Haiti no dia 12 de janeiro e seu epicentro foi a poucos quilômetros da capital do país, Porto Príncipe. A grande tragédia que se abateu sobre o mais pobre dos países da América deixou um saldo muito grande de mortos, feridos e desabrigados. Segundo a Direção da Proteção Civil haitiana, 75 mil pessoas morreram, 250 mil ficaram feridas e um milhão de cidadãos ficaram desabrigados.

Brasil – A primeira presidente da história da república: depois de quatro meses de campanhas onde muitas farpas foram trocadas e escândalos foram ainda mais expostos em relação aos membros dos dois partidos que lutaram bravamente para eleger seus candidatos a presidência, Dilma Rousseff é eleita a primeira presidente da história brasileira. A então candidata a presidência derrotou em um segundo turno o tucano José Serra numa eleição cuja abstenção de votos ultrapassou 20 milhões de eleitores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Li & Recomendo: O senhor das moscas

Sobrevivendo ao desemprego

Novas TAGs